teléfono  +351 211450657
Serge Mouille

As luminárias de Serge Mouille são altamente reconhecidas e não em vão, , seu criador foi um dos designers franceses de luminárias com mais sucesso do século passado . Com 15 anos matriculou-se na especialidade de Metalurgia na Escola de Artes Aplicadas de Paris onde passou os seguintes quatro anos, sob a tutela do escultor Gilbert LaCroix. Uma vez terminados os seus estudos começou a trabalhar como assistente de LaCroix.

Mais tarde, Serge Mouille se juntou à Resistência Francesa e depois da guerra finalmente ele abriu seu próprio estúdio de design metalúrgico, entretanto que ensinava na Escola de Artes Aplicadas. Vários utensílios, incluindo uma carroceria de carro, foram produzidos durante este tempo pelo designer francês.

Mas não foi até 1953, quando Jacques Adnet contatou-lhe para projetar luminárias de design que não iria começar esta fase da sua vida que já não deixaria. Definia suas lâmpadas como uma reação ao design italiano tão popular e que inundou o mercado durante os anos 50 e que ele considerava complicado demais.

Serge Mouille perseguia um design inspirado na natureza e no erotismo que provocava algum movimento e dinamismo no espaço, com a ideia de conceber a metalurgia no espaço. Nunca considerou a produção industrial e cada um dos seus modelos estava feito à mão.

Serge Mouille, convicção e talento

O design mais icónico das suas criações é a abajur em forma de peito e de mamilo, com a qual ele construiu vários abajures de pé de vários braços, luminárias de parede, luminárias para escritório, etc. O mamilo era o responsável por aperfeiçoar a reflexão e esconder a fiação traseira do suporte de lâmpada.

Serge Mouille ganhou vários prêmios ao longo dos anos 50 e foi no final da década, quando ele começou a receber encomendas importantes, como a iluminação de várias universidades, do salão dum cruzeiro, do salão de Christian Dior, duma embaixada e da Catedral de Bizerte na Tunísia.

O número de pedidos para Serge Mouille continuam a crescer a partir dos anos 60 que não podia mais atender à demanda, além disso, doente de tuberculoses. Via-se no dilema de escolher entre industrializar a produção que era hora até o momento totalmente artesanal ou deixar de ensinar. Em 1964 parou de produzir luminárias e dedicou-se ao ensino até o dia de sua morte.

dias
horas
min.
seg.

Inscreva-se!

coupon

Inscreva-se no nosso boletim para obter um desconto de 6 €* na próxima compra superior a 100 €. 

Não aplicável aos produtos em Outlet, Flash Days, Top Vendas Só 24 Horas, Liquidação ou Promoções Especiais. Só compra online. Não é válido para inscrição de lojas ou profissionais.

Obrigado por se inscrever
Em uns minutos receberá um e-mail para obter seu desconto. 

Caso não recebê-lo, revise a pasta Spam do seu endereço de e-mail.